A caçamba de entulho é um elemento indispensável na sua obra, mas, devido à variedade de opções disponíveis no mercado, fica difícil saber qual o modelo que mais corresponde às suas necessidades na hora de alugar, não é?
Se você está começando a construir ou vai reformar, mas ainda não sabe qual caçamba escolher, a seguir vamos dar diversas dicas e mostrar também como produzimos nossas caçambas de entulho!
Através da nossa Indústria, fabricamos diversos tipos de equipamentos, todos em material resistente e seguindo as normas de segurança.
Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre esse equipamento, leia o texto abaixo e acabe com todas elas!
Modelos, tamanhos e materiais de caçamba de entulho
Uma caçamba pode ter diversos tamanhos. É possível encontrar equipamentos de 3, 4, 5 7, 12, 17 ou até mais de 30㎥. Está em dúvida sobre qual tamanho escolher? Siga a lógica: quanto maior for a sua obra, maior deve ser o acúmulo de resíduos e o tamanho da caçamba. Quanto ao modelo, elas podem ser:
Caçamba Estacionária
É para ser estacionada em um local específico, podendo armazenar diferentes tipos de entulho (materiais recicláveis, resíduos de materiais de construção, entre outros.

Caçamba Roll On
É assim chamada por ser maior no comprimento e sua possibilidade de bascular. Disponível nos tamanhos de 16 ㎥ e 30 ㎥.
Caçamba com tampa
É aconselhável utilizar a caçamba de entulho com tampa em locais onde é preciso uma higiene maior, e também como forma de proteção ao resíduo que será acomodado e necessite especificamente deste tratamento, como é o caso do gesso.
Caçamba basculante
Acoplada a um caminhão, é reclinável, facilitando a mobilidade e o descarregamento do material.
Como funciona o processo de fabricação das caçambas de entulho
Todo o equipamento é feito com chapas de aço, que variam de acordo com o tamanho e o tipo de material a ser armazenado. Segundo a norma ABNT – NBR 14728/2005, o modelo padrão de caçamba estacionária contém 3 de chapas de 3 mm nas laterais (1/8”) e chapas de 4,75 mm (3/16”) no fundo, sendo soldadas uma à outra. No mercado, você vai encontrar caçambas mais ou menos resistentes e com diferenças no acabamento. O problema é que a ferrugem pode deteriorar o produto e causar acidentes, portanto, prefira sempre as que são construídas de acordo com a norma técnica citada acima.
Especificações técnicas das caçambas de entulho
A norma que regulamenta o uso e a fabricação das caçambas de entulho é a ABNT NBR 14.728/2005. Conforme determinação da norma, as caçambas de entulho devem ser equipadas com eixos de diâmetro máximo de 51 mm e mínimo de 38 mm, com reforço nas laterais, por onde são engatadas as correntes do poliguindaste (para elevação).
Na caçamba basculante (caminhão) é fixado por suportes na testeira da caçamba, para possibilitar seu basculamento por meio de um engate. O equipamento pode ser movido em um ângulo aproximado de 45º, facilitando o seu descarregamento.
Regras de aluguel e estacionamento das caçambas
As regras para o estacionamento de uma caçamba de entulho são as mesmas do código brasileiro de trânsito, ou seja, elas não podem permanecer em locais onde é proibido estacionar e, muito menos, atrapalhar o acesso do pedestre às calçadas ou o tráfego de veículos. Também é preciso tomar cuidado para não estacionar as caçambas em terrenos inclinados, pois isso pode causar acidentes.
Ao alugar uma caçamba de entulho, é preciso estar ciente de que uma caçamba não pode permanecer em espaços públicos fora do prazo determinado pela órgãos reguladores, no DF por exemplo o prazo é de 7 dias. Além disso, ele não pode ser utilizado para nenhuma outra finalidade que não seja o descarte de entulhos. O descumprimento dessas normas é passível de multa ao locador e também ao dono da obra, que varia conforme a legislação do seu município.
E aí, já sabe qual o modelo de caçamba de entulho está de acordo com as necessidades da sua obra? Para evitar perda de tempo e dinheiro, conte sempre com a orientação de um especialista.